Clube de Leitura Racial debate obra de Frantz Fanon em SP


Encontro é gratuito e acontece no sábado, dia 13 de abril de 2024 no Unibes Cultural, na capital paulsita. Foto: Divulgação.

Símbolo da luta antirracismo, Frantz Fanon deixou em seu legado literário o livro “Os condenados da Terra”onde teoriza e defende a resistência contra o racismo e o colonialismo.

A obra que segue a inspirar gerações de ativistas a lutar por justiça, igualdade e emancipação é o tema do Clube de Leitura Racial deste sábado (13 de abril de 2024), das 15 às 16 horas na Unibes Cultural (com entrada gratuita), em São Paulo (SP).

Promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Paulo, o bate-papo terá como convidado Guilherme Gobato– Especializado em Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Na roda de conversa estarão Elizabete Scheibmayr, Carla Caroline, Day Cândido, Eliana Dias, Luciana Lima, Lucilene Costa e Sandra Rocha.

Frantz Fanon (1925-1961) nasceu na Martinica, ilha caribenha sob ocupação francesa desde 1634, que somente em 2015, deixou de ser um departamento ultramarino da França para se converter em uma coletividade territorial única. Médico psiquiatra, intelectual e ativista do antirracismo, Fanon é precursor dos estudos pós-coloniais, decoloniais e anticoloniais, e inspirou autores como Paulo Freire, Lélia Gonzalez, Neuza Santos Souza e Beatriz Nascimento.

Serviço:

Clube de Leitura Racial - Gratuito

“Os condenados da Terra”, de Frantz Fanon

13 de abril de 2024, das 15 às 16h

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde

Telefone: (11) 3065-4333

Informações e ingressos: www.unibescultural.org.br

Imprensa: Vanessa Giannellini e Ana Paula Bertolinii