Jazz no Limoeiro: grupo faz apresentação gratuita em SP


 Show, que acontece no dia 27 de abril de 2024, faz parte do Festival Jam Brasil. Foto: Divulgação.

O Jazz no Limoeiro participa do Festival Jam Brasil com duas apresentações ao ar livre (grátis) na tarde do dia 27 de abril (sábado). O Jam na Rua começa às 15h na Rua Teodoro Sampaio 874 ( Pinheiros).

A banda formada pelos músicos Cuca Teixeira (bateria), Joabe Reis (trombone), Thiago Espírito Santo (baixo) e Flávio Silva (guitarra). Às 18h30, no Beco do Batman (Vila Madalena),  o show é com a Groove Réunion, trazendo o trio Cuca Teixeira (bateria), Gabriel Gaiardo (piano) e Nino Nascimento (baixo).  O Jam Brasil é um evento de música ao vivo, organizado pelo Polo Cultural no conceito circuito (bares, restaurantes, espaços culturais e ao ar livre). Será realizado em São Paulo, de 25 a 28 de abril. O Jazz no Limoeiro integra o circuito ao ar livre (gratuito ou pix voluntário).

A democratização da música de qualidade

Quer se sentir em Nova Iorque ou em New Orleans, com músicos competentes, fazendo som autoral, instrumental, com ricas improvisações e cheio de brasilidade? Não precisa ir muito longe. Isso já faz parte da cidade de São Paulo, no bairro de Pinheiros, à sombra de um limoeiro, em frente à luthieria do Binho Luthier. É ali que, nas tardes de sábado (quando não chove), acontece o Jazz no Limoeiro, projeto de resistência cultural que enche a rua de arte, música, alegria e inspiração.

Um pé de limão rosa, a vaga de um carro na rua, uma extensão elétrica e alguns dos melhores músicos da cidade. É exatamente nesse cenário que o produtor cultural Binho Luthier mostra o seu amor e dedicação pela arte e traz aos transeuntes a música de qualidade para a rua. E de graça! 

Tudo começou  em 2014, na rua Teodoro Sampaio, altura do número 874, a poucos metros da praça Benedito Calixto, mas pegou fôlego mesmo a partir de 2019. O limoeiro, que batiza o evento, está plantado em frente a loja “Binho Luthier” (de restauração e recuperação de instrumentos musicais),  onde fica o ponto de apoio nas apresentações das bandas.

Até hoje foram mais de 200 apresentações, reunindo cerca de 400 músicos conhecidos na noite da cidade, como o pernambucano DiMello (parceiro de Geraldo Vandré na década de 1980), o trombonista Itacyr Bocato Júnior (trabalhou com Rita Lee, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Elis Regina, Carlinhos Brown e Itamar Assumpção), o baterista Duda Neves, ex-baterista do Tim Maia  entre tantos outros artistas que encantam os palcos de São Paulo e do Brasil.

Nas jam sessions do Jazz no Limoeiro o público que passa pela calçada ou dirigindo seus carros aplaudem as bandas que ali se apresentam, em performances que vão além do jazz e seus sofisticados improvisos, mas transitam também por outros estilos musicais, como a bossa nova, afro jazz e música não instrumental. “É uma oportunidade de divulgar e valorizar o trabalho de músicos profissionais”, diz Binho. “Nesse ponto de encontro informal conseguimos levar a cultura musical a um público eclético, mostrando um repertório diferenciado de artistas como Herbie Hancok, John Coltrane, Miles Davis, Wayne Shorter, João Donato, Moacir Santos, Johnny Alf e tantos outros”, completa o Luthier.