Análise de dados e Carnaval! Mapa interativo ajuda foliões a encontrar blocos de rua em SP e Rio


Busca Bloco, criado por Wendela Sara, de 30 anos, catalogou mais de 1200 bloquinhos das duas capitais. Foto: Reprodução.

O Carnaval 2024 já começou em todo o País. Basta dar uma olhada na cobertura da imprensa nos últimos finais de semana que você vai encontrar vários blocos com o "esquenta" da festa mais popular do País.

Com uma avalanche de informações, fica difícil saber qual "bloquinho" escolher para cair na folia, não é mesmo?

Se até alguns anos tínhamos planilhas do Google Docs circulando por aí, desde o ano passado agora tempos um mapa interativo, feito por uma jovem utilizando o Power BI, da Microsoft, solução que funciona a a partir da conexão de fontes de dados, hospedados em um servidor ou na nuvem, para fornecer um "mapa" com ferramentas de inteligência de negócios para os usuários, deixando-a mais intuitiva e interativa. 

A criadora do Busca Bloco é a jovem Wendela Sara Leite, que lançou o dahsboard no ano passado com outro nome.

A ferramenta traz os blocos separados por localização,  nome, data e e estilo musical. A versão 2024 vem com algumas mudanças sugeridas por usuários. "Procuramos trazer mais funções a partir de uma pesquisa que divulgamos para os nossos seguidores na redes sociais", diz a jovem.

"As pessoas comentaram que achavam muito interessante o dashboard, mas entre tantos blocos faltava um passo a mais para integrar de fato com a rotina delas. Agora, eles connseguem incluir todas as informações do bloco nos seus calendários digitais com um clique", completa.

Este ano, o Busca Bloco tem mais de 1200 blocos de Carnaval de São Paulo (720) e Rio de Janeiro (570), catalogados. De acordo com a jovem, há mais bloquinhos catalogados do que o número de desfiles oficiais, já  que alguns desfiles cancelados. "Este serão 464 blocos no Rio e 534 em São Paulo", diz.